“Sergio Moro é ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro da Justiça do Brasil. Hoje atua como consultor da empresa de compliance Alvarez & Marsal.
Moro nasceu em 1972, em Maringá, no Paraná, filho de Odete Starke Moro e Dalton Áureo Moro. O ex-juiz é casado com Rosângela Wolff, com quem tem dois filhos, Julia, em 2000, e Vinícius, em 2002. Moro atuou como professor universitário na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na União Educacional de Cascavel (Univel). Antes da Lava Jato, Moro julgou o escândalo do Banestado, de 2003 a 2007, que envolveu remessas ilegais de divisas para o exterior praticadas no sistema financeiro. O caso consolidou técnicas de investigação de lavagem de dinheiro que viriam a ser empregadas na Lava Jato. No comando da operação, de 2014 a 2018, Moro condenou algumas das mais proeminentes figuras políticas do país, como Lula, José Dirceu e Antonio Palocci e o empresário Marcelo Odebrecht. Quando Jair Bolsonaro foi eleito presidente, o então juiz aceitou seu convite para comandar o Ministério da Justiça. Na pasta, propôs, entre outras medidas, o pacote anticrime, que foi desfigurado no Congresso com anuência do Palácio do Planalto. O ex-juiz ficou no cargo até abril de 2020, quando o presidente tentou interferir na Polícia Federal.
Em março de 2021, a Segunda Turma do STF retomou um julgamento de um habeas corpus impetrado pela defesa de Lula em 2018 sobre a parcialidade de Moro. Kassio Marques pediu vista. Duas semanas depois, o caso voltou a ser julgado: Kassio votou contra a concessão do habeas corpus, mas Cármen Lúcia mudou o seu voto, o placar inverteu-se contra Moro e o ex-juiz foi considerado parcial no julgamento do processo do triplex de Lula.
.
.
.
.
Moro é cotado para disputar a presidência da República em 2022.” (Introdução à matéria QUEM É SERGIO MORO no site O Antagonista).
.
.
.
.
VIDA QUE SEGUE:
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
PARA COMPARTILHAR NO FACE BOOK, CLIQUE NO PRIMEIRO QUADRO:
Comentários Fechados