A notícia mais importante do dia, ilustrada para fazer "Cócegas no Raciocínio" e fomentar a indignação dos que são contra o PACOEPA - Pacto Corruptônico que Envergonha o País.

AO LONGO DE 19 ANOS, SEM CENSURA ATÉ 08 DE FEVEREIRO DE 2023!

O TEXTO A SEGUIR FOI EXTRAÍDO DE UMA LONGA MATÉRIA PUBLICADA NO SITE DO “MUSEU DE MEMES” que transcrevo no momento em que DEPOIS DE 19 ANOS SEM CENSURA, publico meu MEME DE NÚMERO 29.000: “Hoje, há uma linha tênue que separa charges de memes. Isso porque muitas charges publicadas por grandes jornais acabam viralizando no ambiente digital, sofrendo uma série de adaptações e se convertendo em memes. Por outro lado, alguns memes desenvolvem uma leitura aguçada sobre os acontecimentos políticos e são frequentemente descritos como “a charge do século XXI”. Para entender as semelhanças e diferenças entre essas linguagens, é preciso ter em mente que, mais do que uma expressão artística, o meme é também uma forma de sociabilidade.

Segundo van Dijck (2013), a nova infraestrutura da mídia digital transforma hábitos que antes eram manifestações casuais e efêmeras da vida social em uma economia de comportamentos, que reestrutura a comunicação pública e privada no ambiente digital. Desse modo, os memes se tornam um veículo de expressão ou comunicação, capaz de refletir aspectos da cultura local. As particularidades de um meme são responsáveis simultaneamente por diferenciá-lo de outros e por associá-lo a uma família específica. É através delas que se torna possível reconhecer um conjunto expressivo, como memes sobre um determinado assunto. Não há necessariamente uma cadeia produtiva marcada pela serialidade, como é o caso de alguns conjuntos de charges, mas há, sem dúvida, elementos que distinguem entre si grupos de memes.

Em última instância, memes integram o repertório da discussão política na internet, agindo como facilitador para o engajamento na agenda pública. É bem verdade que eles performam um papel singularmente persuasivo na circulação de desinformação no ambiente online, mas atuam também inegavelmente como comentários sociais que favorecem a construção de imaginários políticos, repletos de conexões com a cultura pop. Nesse sentido, os memes são uma manifestação de engajamento que pode favorecer a disseminação de mensagens persuasivas no contexto político onde muitas das vezes o ator político é o objeto e não sujeito da mensagem.

As charges, assim como os memes, são impregnadas de intertextualidade, intencionalidade e calcadas em elementos que são facilmente apreendidos pela cultura popular. Entretanto, respeitadas as semelhanças entre ambas as linguagens, é preciso reconhecer que memes e charges guardam diferenças importantes entre si. Se as charges são, na maior parte das vezes, ilustrações que atendem a um estilo autoral, e integram, quando publicadas por grandes jornais, uma voz editorial previamente constituída, os memes se caracterizam como conteúdos criados generativamente, através de uma expressão da criatividade vernacular, e circulam simultaneamente pelo que Patrick Davison chamaria de uma web irrestrita, aquela em que não se é possível identificar a autoria dos emissores, e uma web restrita, aquela em que os conteúdos publicados estão associados a uma identidade individual. Esta liberdade conferida pela ausência de uma associação explícita a um autor, tal como na avaliação de Davison estimula não apenas novas plasticidades, mas também e sobretudo uma ausência de constrangimentos na crítica social e política a que o meme dá vazão.” (O MUSEU de MEMES remonta a uma série de iniciativas desenvolvidas nas dependências da Universidade Federal Fluminense desde 2011 e pode ser visitado virtualmente acessando o site www.museudememes.com.br).

VIDA QUE SEGUE:

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

HÁ 19 ANOS SEM CENSURA, COMBATENDO LULA, O PT E SEUS ASSECLAS, COM UM CLIQUE LEIA AQUI OS LIVROS “MEMEGRÁFICOS” QUE SEM AJUDA DE NINGUÉM PUBLIQUEI, PARA FICAR NOS “ANAIS” DA POLITICARIA BRASILEIRA, A COMEÇAR PELO MAIS RECENTE: RANDOLFE O RÍdiCULO: https://politicatipica.com.br/wp-content/uploads/2022/10/10-LIVRO-DE-RANDOLPH-2.pdf

ALCKMEMES: https://politicatipica.com.br/wp-content/uploads/2022/08/5-LIVRO-ALCKMEMES.pdf

CPI COVID 21 –  QUE REGISTROU O CIRCO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO QUE FEZ RIR O BRASIL E DEU EM NADA: https://politicatipica.com.br/wp-content/uploads/2022/08/6-LivroCPICOVID.pdf

COVID 20. 21.22 – QUEM SERÁ O PRÓXIMO PRESIDENTE”, QUE NO FINAL MOSTRA OS POLÍTICOS QUE RECEBERAM GRANA ILÍCITA DA ODEBRECHT COM SEUS RESPECTIVOS CODINOMES: https://politicatipica.com.br/wp-content/uploads/2022/08/5-LIVRO-COVID-20.21.22PRESIDENTES.pdf

POR FIM O PRIMEIRO INTITULADO “UM GRITO CALADO NO AR” QUE REGISTROU AS PERIPÉCIAS SEXUAIS DO PRESIDENTE  LULA COM A ROSE, SEGUNDA DAMA DURANTE SEUS DESGOVERNOS:  http://porissopecoseuvoto.com.br/wp-content/uploads/livros/um-grito-calado-no-ar.pdf

.

.

.

.

.

.

.

.

Comentários Fechados