A notícia mais importante do dia, ilustrada para fazer "Cócegas no Raciocínio" e fomentar a indignação dos que são contra o PACOEPA - Pacto Corruptônico que Envergonha o País.

Então preste muita atenção ao seu sono.

O artigo é do dr. Edmo Atique Gabriel Cardiologista e cirurgião cardiovascular especializado em adultos e crianças, publicado no VivaBem do UOL, autor do livro CORAÇÃO – ENSINAMENTOS DE UM ÓRGÃO MAGISTRAL, cuja “obra busca criar um ambiente de leitura agradável, leve, didático e dinâmico, a fim de entregar ao leitor os principais conceitos sobre esse órgão tão essencial em nossas vidas. No livro, o leitor é o protagonista, e qualquer pessoa poderá aprender com a leitura, visto que são evitadas expressões de cunho técnico.”

A nossa história de vida, com vitórias e percalços, molda nossa personalidade e, sem uma memória sólida, fica praticamente impossível seguir em frente, enfrentando as batalhas que cada novo dia nos oferece. Por uma multiplicidade de fatores, podemos perder a capacidade de sustentar nossa memória e, então, começamos a esquecer fatos antigos, fatos recentes, nomes, referências geográficas. Este declínio de nossa atividade cerebral muda nosso cotidiano, chama atenção de quem nos cerca, causa situações de profundo desconforto e afeta consideravelmente nossa autoestima.

O Alzheimer representa um tipo de demência, com alterações de memória e das conexões com pessoas e ambiente. Obviamente ninguém gostaria de vivenciar esta doença, mas, nas últimas décadas, pelo avanço tecnológico expressivo, o diagnóstico desta doença tem sido cada vez mais frequente. Falar em cura total deste problema é algo bem improvável, mas podemos pensar em possíveis relações entre o Alzheimer e algumas condições que poderiam ser abordadas e melhoradas. Umas destas condições seria a qualidade do nosso sono noturno.

Um estudo italiano, liderado por pesquisadores da Universidade de Turim, demonstrou que o repouso noturno, em pacientes com Alzheimer, pode se tornar intensamente perturbado, tanto do ponto de vista da quantidade de horas dormidas, como em relação à qualidade deste descanso. Além disso, pessoas que ainda não têm este diagnóstico, mas que vivenciam distúrbios do sono, como privação do sono, insônia e apneia, podem se tornar altamente propensas a desenvolver este tipo de demência.

Este estudo também apontou que nosso cérebro possui um sistema próprio de “faxina”, que somente é ativado em um sono profundo e reparador. Não ocorrendo esta limpeza, muitas substâncias neurotóxicas se acumulam, causando mais ainda a fragmentação do sono. Observem que acaba se formando um círculo vicioso, com um desfecho sério que é o surgimento ou agravamento do Alzheimer. Para piorar o que já está crítico, observamos que as pessoas com fragmentação do sono e declínio de memória podem desenvolver outros problemas de saúde, como obesidade, infarto, diabetes, hipertensão arterial e câncer.

Um estudo sueco, publicado na revista científica Neurology, reuniu 15 homens saudáveis, com cerca de 22 anos e sem distúrbios do sono. Numa primeira fase, eles foram autorizados a dormir normalmente por duas noites; na segunda parte da investigação, puderam dormir bem uma noite e foram privados do sono na segunda. Este estudo identificou que a perda aguda de sono causa um aumento nos níveis sanguíneos de proteínas inflamatórias que prejudicam as conexões em áreas do cérebro responsáveis pela memória.

Para aprofundar um pouco mais sobre esta ligação entre o Alzheimer e distúrbios de sono, vale a pena citar também uma pesquisa realizada por neurologistas de Barcelona, na qual dois resultados foram taxativos. Primeiramente, verificou-se que a insônia produz alterações biológicas, tanto na estrutura cerebral como em exames de sangue. No entanto, para que essas alterações sejam relevantes, os distúrbios do sono têm que durar muitos anos e também deve ser considerada a sua intensidade.” (…)

Buscar ajuda especializada é sempre prudente nestes casos, desde os primeiros sinais de instabilidade do sono noturno. Adiar o momento de iniciar um tratamento específico pode ser decisivo para controle adequado do Alzheimer. Ninguém tem saúde plena dormindo mal.”

VIDA QUE SEGUE com as últimas de ontem e hoje, lembrando sempre que não invento nada! Como recordista de MEMES do Brasil, apenas ilustro as notícias mais importantes, com o objetivo de fazer cócegas no raciocínio de pessoas inteligentes!

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

A fim de evitar mal entendidos e acusações de FAKE NEWS, informo que só ilustro FATOS PUBLICADOS E CHECADOS NA IMPRENSA NACIONAL. Se consultada no google a FRASE ILUSTRADA leva diretamente à matéria que lhe deu origem. EXEMPLO?

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

BREVE MAIS UM LIVRO AUTOBIOGRÁFICO TAMBÉM GRÁTIS – ATÉ AGORA SÓ RECEBI AMEAÇAS:

O TRABALHO QUE REALIZO DIARIAMENTE COMBATENDO O PACOEPA – PACTO CORRUPTÔNICO QUE ENVERGONHA O PAÍS, NÃO TEM FINS LUCRATIVOS E QUALQUER AJUDA SERÁ BEMVINDA : TELEZAPIX 71 99373 0848

.

.

.

.

OLHA O LIVRO AÍ PESSOAL: https://politicatipica.com.br/wp-content/uploads/2023/09/14-JANJINHA-E-O-FILHO-DO-BARRIL.pdf

Comentários Fechados