“Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pediu ao ministro Edson Fachin, do STF, que reveja sua decisão de enviar ao juiz federal Sérgio Moro seis pedidos de investigação sobre o petista apresentados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
A defesa de Lula quer que os pedidos de investigação sejam remetidos à Justiça Federal de Brasília ou para São Paulo sob a alegação de que esses casos não estão diretamente relacionados ao esquema de corrupção instalado na Petrobrás.“ (Rafael Moraes Moura – MSN – ESTADÃO).
“Um dos delatores da Odebrecht afirmou que, antes de ser designado para acompanhar obras no sítio de Atibaia, Frederico Barbosa, engenheiro do Itaquerão, foi chamado para olhar um vazamento no apartamento de Lula em São Bernardo do Campo”. (O Antagonista).
“O Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) adiou uma decisão que pode afetar os trabalhos da operação Lava Jato, após o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pedir vista (mais tempo para analisar o caso). A resolução, discutida na sessão ordinária do CSMPF desta segunda-feira, propõe a limitação em 10% do contingente de procuradores da República de cada unidade do MPF que podem ser cedidos a outras unidades. A proposta também pretende limitar em quatro anos o período de cessão. Caso aprovada em sua versão original, a resolução tem efeito sobre as forças-tarefa da Lava Jato montadas em Curitiba e também na Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília, onde são tratados os casos envolvendo parlamentares e ministros, entre outros. Isso porque em ambos os locais grande parte dos procuradores atuantes é proveniente de Estados. A proposta é de autoria da subprocuradora-geral da República Raquel Dodge.“ (Agência Brasil).
“Sentindo-se abandonado por Lula e afirmando que não pretende “pagar esse pato sozinho”, o ex-ministro Antonio Palocci informou, em conversa com um advogado citado pelo jornal Valor, que ele e o ex-presidente Lula dividiram um terço de propinas pagas durante a criação e montagem, em 2010, da empresa Sete Brasil, criada no governo petista para construir 29 sondas de exploração de petróleo, pela Petrobras, na camada pré-sal. Dessa iniciativa participou também o banqueiro André Esteves, que, investigado na Lava Jato, chegou a ser preso durante a operação que prendeu também o ex-senador Delcídio do Amaral, então líder do governo Dilma Rousseff o Senado.“ (Diario do Poder).
“Está na hora de parar o falatório e mostrar prova. A prova que tem contra mim é um pedágio”, disse Lula durante evento do PT em Brasília. “Eu estou com muita vontade de brigar, de fazer a boa briga”, completou o ex-presidente ao indicar que pretende disputar a eleição presidencial de 2018. Réu em cinco ações penais, o ex-presidente pode se tornar inelegível caso seja condenado em segunda instância. A declaração pública de Lula ocorre dias após a defesa de Léo Pinheiro, sócio da OAS, entregar à Justiça documentos para tentar comprovar que o petista foi beneficiado pela reforma de um tríplex em Guarujá (SP).“ (Noticias ao Minuto – MSN – Folhapress).
“A observação é de um dos investigadores envolvidos na Lava-Jato: as dores de coluna de José Serra aumentam ou diminuem de acordo com o noticiário. Quando seu nome está no olho do furacão, elas se intensificam. Quando outros casos entram na berlinda, o senador tucano melhora. Em certa medida, algo muito semelhante tem acontecido com alguns políticos envolvidos nas denúncias. O câncer na bexiga de Jorge Picciani retornou, assim como o aneurisma de Eduardo Cunha que, depois de dois anos, voltou a preocupar seus médicos. Nas palavras irônicas do investigador: “Não é apenas a política que está doente, mas também os políticos”. (Radar On-Line).
“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira, 25, que não está preocupado com uma possível delação do seu ex-ministro Antonio Palocci. “Se ele vai fazer delação ou não, é uma decisão dele e a mim também não preocupa”, disse o petista em entrevista à rádio Cidade 94 FM do Rio Grande do Norte, transmitida ao vivo na sua página no Facebook. “Se o Palocci cometeu algum erro, só ele sabe.” (Elisa Clavery – MSN – Estadão).
“Na recente missa negra do PT, a pregadora Gleisi Hoffmann tentou animar celebrantes, coroinhas e devotos berrando a frase tão verossímil quanto uma promessa de Dilma Rousseff: “Aqui não tem bandido, aqui tem pessoas que podem ter errado”. Faz de conta que sim. Gleisi é tão inocente quanto o marido Paulo Bernardo, codinome “Filósofo”. Como se sabe, filosofia não rima com matemática. Foi por ter feito alguma conta errada que o ex-ministro acabou embolsando alguns milhões de reais destinados a aposentados incautos.“ (Augusto Nunes – Veja.com).
“O ministro Herman Benjamin, relator do processo de cassação da chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer, disse nesta terça-feira que, se não fiscalizar com rigor as contas dos partidos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai se transformar em uma lavanderia. Ele ressaltou que, com as investigações da Lava-Jato, ficou claro que as legendas costumam receber dinheiro de origem espúria e usar a prestação de contas à Justiça Eleitoral como forma de “lavar” os recursos.“ (Carolina Brígido
O Globo).
“As novas suspeitas contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acusado de corrupção por ex-executivos de empreiteiras, fez com que o PT passasse a incluir em suas análises internas do cenário político e discussões sobre estratégias a possibilidade concreta de não contar com o seu líder máximo na disputa eleitoral de 2018. O receio é que uma condenação em segunda instância na Operação Lava Jato o torne inelegível com base na Lei da Ficha Limpa.“ (Ricardo Galhardo – MSN – Estadão.
“O ex-presidente Lula pedirá ao juiz Sérgio Moro para que seu interrogatório seja transmitido ao vivo para evitar ‘vazamento seletivo’ de trechos de seu depoimento. Dificilmente o pedido será acatado, até porque não há precedente. O encontro com Moro está marcado para o dia 10 de maio. Neste processo, Lula é réu por supostamente receber R$ 3,7 milhões em propinas da empreiteira OAS. Parte do dinheiro teria sido investido na reforma do triplex do Condomínio Solaris, no Guarujá, cuja propriedade a força-tarefa da Lava Jato alega ser do petista. Lula nega categoricamente ser o dono do imóvel.“ (Diario do Poder).
“O criminalista Adriano Bretas assumiu a defesa do ex-ministro Antonio Palocci na Lava-Jato. A mudança atende aos novos interesses de Palocci, que iniciou tratativas para um possível acordo de delação premiada. Bretas atua em parceria com o também criminalista Tracy Reinaldet, que deverá conduzir a negociação do acordo. Em depoimento ao juiz Sérgio Moro, na última quinta-feira, Palocci havia sinalizado que pode municiar a Lava-Jato com novas informações, como “nomes, endereços e operações realizadas”, capazes de “dar mais um ano de trabalho”. Ele deu a entender que falaria sobre a participação de uma importante figura do mercado financeiro no financiamento de campanhas políticas.“ (Gustavo Schmitt e Cleide Carvalho
O Globo).
“Michel Temer deu uma entrevista ao apresentador Ratinho, o mais novo entusiasta da reforma da previdência. A conversa deve ir ao ar na sexta-feira. Durante o bate-papo, Ratinho levantou a bola para o presidente cortar, ao fazer uma analogia. Ele disse que a reforma da previdência é como a de uma casa: embora gere desgastes e dor de cabeça, quando concluída, é sempre gratificante.“ (Radar On Line).
“O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) se irritou com manifestantes que repudiaram o Projeto de Lei nº 280/2016, de sua autoria, que redefine os crimes de abuso de autoridade. Perseguido por um grupo de cerca de 15 mulheres e um homem, autodenominado de defensores da Operação Lava Jato, o alagoano foi chamado de ladrão e reagiu contra uma das manifestantes, após a proposta ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, nesta quarta-feira (26).“ (Magno Martins).
PARA COMPARTILHAR NO FACEBOOK, CLIQUE NO PRIMEIRO QUADRO:
Comentários Fechados