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“Uso de MEMES na discussão política no Brasil tem efeito DEMOCRATIZADOR, aponta pesquisa da Unicamp.” (Matéria de Victória Cócolo sob a supervisão de Patrícia Teixeira, publicada pelo G1 em junho de 2018, ilustrada com os MEMES criados pelo PANFLETÁRIO VIRTUAL, “about” GLENN GREENWALD o VERDEVALDO, durante a TENTATIVA de AVACALHAR o GOVERNO BRASILEIRO através do seu INTERCEPT com apoio da MÍDIA EXTREMISTA BRASILEIRA).

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“Segundo o estudo do Centro de Ciências Humanas Sociais e Aplicadas, a linguagem usada na internet, conhecida como ‘MEME’, facilita a compreensão sobre os temas ligados a política..

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Uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Ciências Humanas Sociais e Aplicadas da Unicamp (ICHSA), em Campinas (SP), aponta os “memes” – linguagem que viralizou nas redes sociais – como uma ferramenta de democratização da discussão política no país. O público é conquistado pela facilidade de compreender um conteúdo que ele acredita, compartilha, e se vê como um influenciador.

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O estudo, elaborado como dissertação de mestrado pelo publicitário Renato Frigo, analisou uma série de memes políticos entre 2014, período em que ocorreu a última eleição presidencial, até 2017.

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Sob a orientação do professor Rafael de Brito Dias, ele buscou entender o papel dos memes e medir até que ponto eles ajudam na construção de uma “ciberdemocracia”, conceito desenvolvido pelo filósofo e sociólogo Pierre Levy.

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Em um espaço como a internet, onde é possível a elaboração de seus próprios problemas e questões, a criação dos memes acaba refletindo a autonomia experienciada no ambiente virtual.

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“Muitas vezes os memes substituem o papel da mídia tradicional, pois apresentam os personagens e os termos do jogo político através de um viés pré-estabelecido”, afirma o publicitário.

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O Brasil é um dos países que mais produzem memes políticos, aponta a pesquisa. Dos 2,5 mil analisados, foi constatado que os de tendência ideológica de direita são os que mais se propagam. A figura de linguagem acaba “reforçando posicionamentos”, segundo o pesquisador.

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Meme/origem e anonimato: De acordo com o levantamento do publicitário, o conceito de meme foi criado pelo pesquisador Richard Dawkins, em 1976. Por definição, ele é considerado uma unidade de evolução cultural que se autopropaga. A figura de linguagem pode consistir em ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos ou morais. São “híbridos e mutantes por conceito”.

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Para ser classificado como meme é necessário que essa unidade de informação se repita e autopropague. Exemplos de “memes históricos” seriam as canções infantis, como “Atirei o pau no gato” , a música temática de aniversários “Parabéns para você” e superstições como a crença sobre “passar debaixo da escada dar azar”.

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Segundo Frigo, o meme, como é conhecido atualmente, é um fenômeno típico da internet com foco nas redes sociais e que pode se apresentar como uma coleção de textos, imagens, vídeos, comportamentos difundidos ou memórias compartilhadas. “Devido sua natureza diversificada e não linear, os memes conseguem criar relações com todos os tipos de assuntos”, diz.

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Os memes têm como característica o anonimato daqueles que os criam. A não lineriedade faz com que todas as pessoas, independentemente do perfil, se sintam cativadas por eles.

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Democratização de discussões políticas: O número de memes produzidos no país com a temática política aumenta a cada ano, de acordo com a pesquisa.

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“Segundo a definição de ciberdemocracia, a internet proporciona um progresso da democracia, já que, nela, pessoas podem por si próprias elaborar seus próprios problemas e questões e, eventualmente, submetê-los às autoridades responsáveis”, diz Renato Frigo.

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Para que se atinja a plenitude da democracia, no mundo virtual, o publicitário acredita ser necessário o desenvolvimento da educação, o combate à pobreza e a facilitação do acesso à internet pelas classes ainda fora da grande rede. “Então, esses indicadores nos mostram que ainda estamos um tanto distantes da plena democracia digital. Mas, por outro lado, o uso de memes políticos no Brasil vem aumentando significativamente desde 2014, o que mostra a participação de mais pessoas neste tipo de discussão”, afirma o pesquisador.

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Quanto mais divulgado, mais ‘oficial’: O meme mantém a principal informação por meio do mecanismo de repetição. Quando divulgado várias vezes, pode se tornar o discurso oficial e influenciar a opinião pública. Por isso, apesar de marcar presença no mundo virtual, o fenômeno pode alcançar os eventos “reais”, como eleições.

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“Nos Estados Unidos foi possível medir o aumento do uso dos memes nas últimas três eleições presidenciais. No Brasil temos um grande uso dos memes para manifestações populares, valores partidários, eleições, ataques pessoais e principalmente humor”, explica Renato.

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Os memes não dependem de verba para serem produzidos. Atualmente, eles podem ser criados em aplicativos e ferramentas virtuais. Por isso, conseguem ser mais “atrativos e efetivos do que a publicidade tradicional, além de ser muito fácil de produzir e propagar”.

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