…QUE FAZ, ACONTECE E ESBANJA.
O texto é de Josias de Souza com a ressalva de sempre: “Não reflete, necessariamente, a opinião do UOL”: “Em meio à recriação e reconstrução de programas que marcaram antigas administrações petistas, Lula exibe no seu terceiro mandato uma fulgurante novidade: Janja. Antes da posse, ela se autodefiniu como pessoa “propositiva”, do tipo que “não fica sentada, que vai e faz.”
De fato, faz e acontece. Decorridos sete meses, Janja consolidou-se como uma espécie de ministra sem pasta no governo do marido.
O 38º ministério é invisível, mas sua ocupante exala poder. Desfruta de todas as conveniências de um ministro forte, sem os inconvenientes que a burocracia impõe à periferia da Esplanada.
Janja reivindicou um cargo formal. Lula foi aconselhado a não ceder, pois a presença no organograma deixaria sua mulher ao alcance de convocações do Congresso.
A invisibilidade potencializou os poderes de Janja. Sem agenda formal, ela concede e reivindica audiências com ministros. Atrai autoridades para suas lives na internet.
Janja integra o time de auxiliares que têm um pé no Planalto. Com uma diferença: nenhum ministro tem o outro pé no Alvorada. Acomodada em sala vizinha à de Lula, ela chega ao presidente sem tomar o elevador.
Vira a maçaneta do gabinete presidencial sem marcar hora. Interfere com desenvoltura crescente nas decisões de governo. Avolumam-se as críticas à atuação de Janja.
As ressalvas incluem desde alertas de aliados que se sentem invadidos em suas atribuições até ataques de oligarcas do centrão, que enxergam as digitais da primeira-dama no banho-maria em que Lula cozinha a reforma ministerial.
Em privado Janja diz estar “ressignificando” o papel de primeira-dama. Enxerga machismo no zunzunzum que se ouve à sua volta.
A alegada “ressignificação” pode vir para o bem ou para o mal. Considerando-se que não há na Constituição nenhuma atribuição para cônjuges de presidentes, a novidade flertará com o desvirtuamento se partir do pressuposto de que alguém adquire poderes especiais apenas por ser mulher de presidente.”
VIDA QUE SEGUE com as últimas do dia, lembrando sempre que não invento nada! Como recordista de MEMES do Brasil, apenas ilustro as notícias mais importantes, com o objetivo de fazer cócegas no raciocínio de pessoas inteligentes, diante das situações e declarações de suas EXCELÊNCIAS, – que somente elas julgam plausíveis e convincentes – como se fossemos todos idiotas.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
A fim de evitar mal entendidos e acusações de FAKE NEWS, informo que só ilustro FATOS PUBLICADOS E CHECADOS NA IMPRENSA NACIONAL.
Se consultada no google a FRASE ILUSTRADA leva diretamente à matéria que lhe deu origem. EXEMPLO?
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
O TRABALHO QUE REALIZO DIARIAMENTE COMBATENDO O PACOEPA – PACTO CORRUPTÔNICO QUE ENVERGONHA O PAÍS, NÃO TEM FINS LUCRATIVOS E QUALQUER AJUDA SERÁ BEMVINDA : TELEZAPIX 71 99373 0848
O roteiro “O PREFEITO E A VINGANÇA DA MENINA DE 16 ANOS” está em busca de patrocinadores para virar filme. LEI ROUANET nem pensar!
https://politicatipica.com.br/o-prefeito-e-a-vinganca-da-menina-de-16-anos/
Comentários Fechados