A notícia mais importante do dia, ilustrada para fazer "Cócegas no Raciocínio" e fomentar a indignação dos que são contra o PACOEPA - Pacto Corruptônico que Envergonha o País.

“Lula expulsou o jornalista Larry Rohter por ele publicar que o presidente era alcoólatra?”

746

Quem tira a dúvida é Gilmar Henrique Lopes, Analista de Sistemas criador do E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web: “Em maio de 2004, o jornal New York Times publicou uma matéria assinada por Rother cuja manchete foi: “Hábito de bebericar do presidente vira preocupação nacional“. O jornalista descreveu em seu artigo supostos excessos alcoólicos do então presidente Lula e de eventuais erros na sua gestão que – segundo o Rother – estariam ocorrendo por causa do consumo exagerado de bebida alcoólica pelo presidente. A matéria ainda comparava o consumo de bebida de Lula com outro presidente brasileiro, Jânio Quadros!

711

No mesmo dia da publicação do jornal, a Secretaria de Imprensa da Presidência afirmou ontem que o texto “não é jornalístico”, mas uma manifestação de “calúnia, difamação e preconceito” e que o governo só iria se pronunciar sobre as medidas a respeito da reportagem do “NYT” no dia seguinte (10 de maio de 2004). Lula pede então a expulsão do jornalista do Brasil, uma decisão que pegou mal no mundo todo, como mostrado nessa matéria feita na ocasião pelo portal Terra.

713

No dia 14 de maio de 2004,  então ministro do STJ Peçanha Martins cancelou o pedido do presidente, e no dia seguinte o jornal The New York Times publicou uma nota afirmando estar “bastante satisfeito” com a decisão do governo brasileiro de reverter a cassação do visto do jornalista Larry Rohter. O jornalista, na época, queria também um pedido de desculpas do Governo, mas isso não rolou.

741

Conclusão: Em 2004, o então presidente Lula ameaçou cassar o visto do jornalista norte-americano Larry Rother por causa de uma matéria afirmando que Lula tinha problemas com álcool. No entanto, uma decisão do então ministro do STJ Peçanha Martins cancelou o pedido do presidente, que a acatou, desistindo da cassação!”

742

.

.

743

.

.

744

.

.

745

.

.

747

.

.

748

.

.

749

.

.

750

.

.

751

.

.

752

.

.

753

.

.

754

.

.

755

.

.

CAPA

.

.

z2007

.

.

z2019

.

.

z2015

.

.

z2014

.

.

z2016

Por favor LEIA a matéria PORQUE PUBLIQUEI O LIVRO “RANDOLFE O RÍdiCULO” registro histórico da conduta desequilibrada e malevolente de   RANDOLPH FREDERICH RODRIGUES ALVES vulgo RANDOLFE RODRIGUES, senador pelo AMAPÁ, que usa e abusa da SUPREMA CORTE BRASILEIRA para prejudicar e caluniar pessoas físicas, jurídicas, públicas e privadas, com a prática de crimes tipificados como usurpação de função pública, fraude processual e abolição violenta do Estado Democrático de Direito: https://politicatipica.com.br/por-que-publiquei-randolfe-o-ridiculo/

Comentários Fechados