“O que é ser um patriota? “Fui procurar a definição desta palavra na web. Claro, estamos na era digital e a pesquisa agora é online. Patriota é aquele que ama a pátria e a ela presta serviços.
Interessante! A definição, portanto, se enquadra à minha realidade e a conclusão que chego é que sou um patriota. Aliás, acho difícil um brasileiro que não ama o Brasil e não presta serviços para ele. Quando você utiliza um ônibus, tira um documento, vai às urnas, paga imposto, realiza uma compra… de certa forma está prestando um serviço ao país; está movimentando a economia e assim exercendo patriotismo.
Mas por que fui procurar a definição de patriota? Para encontrar um nome mais adequado aos profissionais de saúde que têm enfrentado o maior desafio da saúde pública da história recente: o Covid- 19. Percebo, porém, que fui atrás da palavra errada.
Já imaginou o que é conviver com o risco de contágio permanente de um vírus tão mortal quanto o Coronavírus?
Muitos de nós estamos de quarentena, protegidos nas nossas casas. E quando saímos às ruas nos travestimos de máscaras e luvas como em um filme de ficção. Mas os enfermeiros, médicos e também os atendentes, seguranças e pessoal da limpeza dos hospitais e instituições de saúde não conseguem e não podem se esconder, pois são os atuais soldados do campo de batalha, na guerra contra a pandemia.
São eles que tratam dos enfermos, que dão conforto a quem não conseguiu se isolar do vírus. Não são como muitos dos nossos políticos e autoridades públicas que têm mostrado que não estão à altura do patriotismo que esperamos deles.
Muitos usam inclusive o vírus na disputa política, tentando infectar o adversário. Só que nessa batalha só há perdedores…”
“…A falta de infraestrutura e de equipamentos de proteção e de testagem para o Covid 19 tem trazido risco aos profissionais de saúde. Já foram registrados pelo menos 47 mortes e 5766 afastamentos de enfermeiros e técnicos de enfermagem, nos hospitais do país, segundo o Conselho Federal de Enfermagem. São Paulo é o primeiro da lista de afastamentos com 1818 casos, com 1520 enfermeiros e técnicos de enfermagem com licença médica. Na sequência vem Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Voltei então à procura de uma palavra acima do patriotismo para os nossos profissionais de saúde. E só há uma adequada a essa categoria admirável: HERÓI. E o significado mais amplo é: indivíduo que se destaca por um ato de extraordinária coragem, valentia, força de caráter, ou outra qualidade considerada notável. Mas eu prefiro a definição da mitologia: personagem nascida de um ser divino e outro mortal, quer dizer, um SEMIDEUS. Que bom se eles fossem semideuses e pudessem ser imortais!” (Willian Correa – Diario do Poder).
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Para compartilhar no face book, clique no primeiro quadro:
Comentários Fechados